Férias na Casa de Praia de Babá e Célia - I - Spaghetti e Polenta Com Filé a Dona Nininha

.
.
.
.
.
.
Meu irmáo Flávio provando o molho.
.
.
Chegamos mais uma vez à casa de Babá e Célia.

Depois de um longo período sem nos vermos, passamos o último São João com eles e suas crianças em Campina Grande. Foi maravilhoso. Um não sabia o que fazer para agradar o outro, enquanto as lembranças iam chegando junto com lágrimas e muitos sorrisos, inesperadamente infantis.

Desta vez nosso irmão Flávio Fernando também está aqui, e o meu filho Rudy vai passar na próxima sexta-feira com a esposa Danni e meu neto Guilherme com destino a Natal-RN. Vamos esperá-lo com um maravilhoso churrasco. Trouxemos de Recife algumas carnes especiais, entre elas picanhas de cordeiro uruguaio que descobrimos sem querer em um Atacadão dentro da CEASA-PE.

Estes dias a cozinha está entregue a mim e a minha esposa Nadja. Conosco vieram os apetrechos para os pratos que fazemos melhor.
.
A recepção sempre calorosa de Babá e sua família, é inigualável. Na foto: Babá, Nadja, Duda e Célia.
.

Na segunda-feira estreamos com um espaguete muito simples, mas de sabor inesquecível. Já experimentei esta receita com camarão, lagosta e salmão fresco, mas o melhor sabor é encontrado – por incrível que possa parecer – com atum enlatado light.

Para quatro pessoas normais, numa frigideira grande derreta duas colheres de sopa de manteiga e acrescente uma outra bem cheia de alho picadinho. Um fio de óleo impedirá a manteiga de queimar.Vá incluindo duas colheres de sopa de alcaparras – as menores que encontrar – e uma mais de pasta de manjericão (bata no liquidificador apenas as folhas de um molho de manjericão com óleo de soja e uma pitada de sal – guarde na geladeira em recipiente fechado); utilize fogo médio enquanto refoga, e acrescente cheiro verde desidratado (para que o molho não adquira uma cor esverdeada), e duas latas de atum com o caldo (por isso tem que ser light); chegou a hora do açafrão e em seguida inclua meia xícara de vinho branco seco. Deixe ferver por cinco minutos para evaporar o álcool e acrescente duas caixinhas de creme de leite. Misture lentamente e engrosse o molho com sopa creme de cebola dissolvida em caldo básico ou água. Sirva sobre espaguete al dente (se gostar de pimenta, coloque agora, sobre o molho), queijo parmesão ralado na hora e azeite extra virgem.
.
Quequel Rolim - nome artístico da minha filhota Quétsia - com Valentina nos braços.
.

Ontem foi a vez do filé ao molho de Dona Nininha (minha mãe), acompanhado de uma polenta incrível que Nadja prepara e meu irmão Nando se rendeu.

Faça bifes de um  filé minhon e deixe no avinhandalhos (alho, sal, um pouquinho de cominho, pimenta do reino socados e acrescidos de vinagre) por algumas horas. Corte em rodelas um pimentão grande, uma cebola e três tomates maduros. Em uma frigideira grande aqueça óleo e refogue essas hortaliças em fogo alto por uns três minutos. Reserve. No mesmo óleo vá assando ligeiramente de cada lado os bifes. Reserve. Retorne as hortaliças refogadas à frigideira e acrescente dois pacotes dos grandes de molho de tomates refogado. Verifique o sal e veja se precisa de uma pitada de açúcar. Mergulhe todos os bifes nesse molho e deixe apurar em fogo baixo (após fervura) por uns 10 minutos. Sirva com essa polenta deliciosa, que pode acompanhar outras carnes em molho: Para oito pessoas, um pacote de milho para polenta (ou xerem, como chamamos aqui no Nordeste) em dois litros de água com dois tabletes de caldo de galinha caipira já dissolvidos; mexendo em movimentos lentos, vá acrescentando dez xícaras de leite à medida em que for engrossando, até completar cerca de meia hora. Inclua seis colheres de manteiga, duzentos gramas de queijo parmesão, duas caixinhas de creme de leite e trezentos gramas de queijo mussarela picado. Continue com o fogo quase baixo e mexendo sempre até voltar a ferver. Desligue o fogo e continue mexendo por uns cinco minutos. Sirva numa travessa.
.
Utilize sobre o Pão Gelado queijo parmesão ralado na hora ou do tipo "Relíquia da Canastra", de Minas Gerais.
.

Hoje, quarta-feira, o almoço será mais leve por conta das comidinhas japonesas que faremos para o jantar. Nadja irá preparar seu famoso pão gelado. Amanhã publicarei esta receita.

Vamos sair agora para comprar os peixes para a noite e depois vamos curtir a beira mar em um barzinho muito simpático que serve uns ensopados (caçonete, camarão, polvo) no molho de coco e uma pimenta deliciosa.
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...